(Flash) – Setecentos policiais e 230 viaturas realizam megablitz na Capital

Alckmin participou da operação na noite desta quarta-feira

qua, 03/04/2002 - 22h50 | Do Portal do Governo


São Paulo – Na noite desta quarta-feira, dia 3, setecentos policiais civis distribuídos em 230 viaturas realizaram 16 bloqueios em todas as regiões da Capital.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho estiveram em um desses bloqueios, instalado no cruzamento das avenidas Faria Lima com Cidade Jardim.

A operação foi comandada pelo delegado Gerson Carvalho, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e prolongou-se pela madrugada. A secretaria de Segurança Pública deverá divulgar nesta quinta-feira, dia 4, o balanço final da megablitz.

Para Alckmin, essas operações possibilitam flagrantes de quem estiver cometendo crimes, recuperar armas, recapturar condenados, além de tranqüilizar a população e motivar a Polícia. ‘É uma ação eficaz, e nós queremos bons resultados. É uma luta longa e árdua, mas não vai haver descanso para bandido’, afirmou o governador.

Segundo o governador, dados parciais mostram que desde janeiro deste ano só a Polícia Militar realizou 7.786 operações desse tipo. No total, 386 pessoas foram presas em flagrante, 70 condenados recapturados, 259 armas de fogo apreendidas, 98 veículos recuperados e 40 flagrantes por tráfico de entorpecente. Os dados da Polícia Civil serão divulgados em breve.

‘A violência é o desafio do mundo moderno. Nós estamos na segunda maior metrópole do mundo com 17,5 milhões de habitantes, com grandes desiguldades socias e bolsões de miséria, então é claro que o desafio aqui é maior’, disse Alckmin.

Pelo rádio de uma das viaturas da Polícia, o governador Geraldo Alckmin fez questão de agradecer e desejar bom trabalho a todos os 700 policiais envolvidos na operação. ‘É preciso mostrar que o bandido não ganha não, que o bandido vai parar na cadeia, que o crime não compensa, e quem cometer crime será preso e se for preso cumprirá a pena’, finalizou.

Carlos A. Prado / Takao Miyagui