(Flash) – Sete setores regionais vão receber recursos federais para estimular exportações

nd

seg, 02/06/2003 - 13h53 | Do Portal do Governo

São Paulo – Os R$ 5 milhões que o Governo do Estado vai receber do Governo federal para estímulo das exportações vai atender sete setores dos Arranjos Produtivos Organizados (APO’s) – pólos industriais focados em determinadas localidades.

Inicialmente, serão contempladas as seguintes atividades: cerâmica e revestimento (nas regiões de Santa Gertrudes e Porto Ferreira); equipamentos médicos e odontológicos (Ribeirão Preto), confecções infantil e juvenil (Amparo); bijuterias (Limeira); móveis (nas regiões de Votuporanga, Mirrasol e São Bernardo do Campo), calçados (Birigüi, Jaú e Franca), além de software. Pode ser acrescentado ainda o setor de artesanato. O valor será liberado a partir desta segunda-feira, dia 2.

De acordo com o presidente da Apex – órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Juan Quirós, mais recursos poderão ser destinados para alavancar a exportação paulista. “Vamos fazer uma análise parcial dos resultados. A partir daí, devemos incorporar maiores recursos de acordo com o setores que forem atendidos”. Segundo ele, a expectativa para investir mais recursos será calculada de acordo com o número de empresas que estão participando, quantos produtos poderão ser inseridos no mercado internacional e qual seria a geração de emprego e renda.

Este programa também será implantado no Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Os valores serão aplicados de acordo com o projeto de cada estado.

Os recursos fazem parte de uma das medidas anunciadas nesta segunda-feira, durante a segunda reunião do Conselho Estadual de Comércio Exterior (CERICEX), realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Comércio Exterior Ivan Ramalho, que representou o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luís Fernando Furlan, líderes empresariais e secretários de Estado.

Valéria Cintra