(Flash) – Secretário dos Transportes aponta gargalos que estão fora da esfera do Estado de São Paulo

Comentário foi feito durantes o Seminário SP Exportação

qua, 01/09/2004 - 19h45 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes do governo de São Paulo, Dario Rais Lopes, afirmou durante o seminário SP Exportação que os gargalos nos dois corredores de exportação do Estado – o corredor central, por Santos, e o corredor Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte – são algumas das preocupações do governo paulista “para que infra-estruturas vitais para o desenvolvimento das exportações ganhem uma logística consistente e competitiva”.

Dario Rais Lopes pediu ajuda da sociedade civil e do setor produtivo, no sentido de resolver questões que estão foram da esfera do Estado, como a questão das diametrais, da travessia seco no porto de Santos, do Ferroanel.

O secretário acrescentou que já solicitou reiteradamente à União que transfira para o Estado a responsabilidade de implantação do Ferroanel, pelo menos no tramo sul. “Os estudos do Rodoanel na sua asa sul já compreendem uma compatibilidade com o Ferroanel.

Estamos aguardando uma posição da União. Estive com o ministro Aldo Rabelo – da Coordenação Política, estamos trabalhando em conjunto com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes e conversando com a Casa Civil, no sentido de chegar a uma agenda de infra-estrutura mínima São Paulo- União, e é uma prioridade que estamos trabalhando institucionalmente”, afirmou o secretário.

A questão só não avançou em termo de projeto e elaboração de mais consistente porque não há ainda uma fundamentação jurídica. “Tão logo se consiga essa delegação da esfera federal, vamos acelerar esse processo para que ele saia do papel do próximo ano”, concluiu.

Takao Miyagui