(Flash) – Secretaria da Educação lança programa Educando pela Diferença para a Igualdade

Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra é parceiro da Secretaria neste programa

sex, 14/11/2003 - 10h02 | Do Portal do Governo

Envolver professores e alunos na temática sobre a discriminação racial contra o negro; mostrar a importância da raça negra na construção da cultura brasileira como forma de combater o preconceito velado existente na sociedade brasileira. Calcada nesses princípios, a Secretaria da Educação está lançando na manhã desta sexta-feira, dia 14, o programa ‘Educando pela Diferença para a Igualdade’, em parceria com o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.

O objetivo é munir os professores da rede estadual de ensino com informações sobre a cultura afro-brasileira para que, junto com os alunos, possam refletir os processos discriminatórios ocorridos na sociedade. A princípio serão capacitados 160 professores, que levarão o tema às salas de aulas do ciclo I (1ª a 4ª séries) em 2004.

A dirigente regional de ensino da Diretoria Sul da Capital, Maria Lígia Branco Belizário, que coordena as regiões de Capão Redondo e jardins Ângela e São Luiz, destaca a importância dessa iniciativa. ‘O Brasil é um País de várias raças e credos e o professor precisa trabalhar com essas diferenças para ajudar a reduzir o preconceito. Ela informou que o assunto será abordado em salas de aula com temas da vida real, como, por exemplo, o mercado trabalho seletivo. ‘Você vê poucos negros em cargos de chefia e em posições de destaque’, citou Maria Lígia.

A preocupação da Secretaria da Educação, ao implantar essa parceria, vem do diagnóstico feito no final do século 20, quando negros e mulheres passaram a reivindicar o combate ao tratamento discriminatório no cotidiano. Essas reivindicações contribuíram para identificar processos de discriminação que ocorrem em vários âmbitos, inclusive entre os próprios negros. O evento desta sexta faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.

Valéria Cintra