(Flash): São Paulo vai contar com fábrica de vacinas contra a gripe

Alckmin e Lula assinaram protocolo de intenções, nesta segunda-feira, dia 7

seg, 07/04/2003 - 14h05 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram na manhã desta segunda-feira, dia 7, o protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de vacinas contra a gripe no Instituto Butantan, em São Paulo. Para o governador, a medida significa independência, porque vai gerar novos empregos em São Paulo e fará com que o Brasil deixe de mandar dólares para o exterior.

A produção das vacinas começa em dois anos. Atualmente, o Ministério da Saúde compra a vacina da França e as envasa no Instituto Butantan para depois serem distribuídas ao Brasil. O investimento na compra da vacina é de aproximadamente R$ 70 milhões ao ano. Cerca de 17 a 18 milhões de pessoas são vacinadas anualmente. A vacina é aplicada, preferencialmente, em pessoas com mais de 60 anos.

Também estiveram presentes na cerimônia o ministro da Saúde, Humberto Costa, o diretor do Instituto Butantan, Otávio Azevedo Mercadante e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas.

Cíntia Cury / Lilian Santos