(Flash) – São Paulo sedia evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Sedentarismo atinge cerca de 70% da população mundial

sex, 05/04/2002 - 12h10 | Do Portal do Governo

São Paulo – São Paulo está sediando nesta sexta-feira, dia 5, o evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). A cerimônia de abertura está sendo realizada na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro da Saúde, Barjas Negri, representando o presidente Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, uma pesquisa revelou que 20% dos adultos de São Paulo são hipertensos, 10% diabéticos, 33% fumantes e 70% sedentários. Ele informou que o sedentarismo é considerado um fator de risco há mais de dez anos. ‘A falta de atividade física associada à dieta não balanceada é responsável por 54% do risco de morte por enfarte, 50% de derrame cerebral e 37% dos casos de câncer’, alertou. Guedes disse ainda que uma pessoa sedentária gasta, em média, U$S 300 a mais por ano com assistência médica. ‘É produtivo, inclusive do ponto de vista financeiro, combater o sedentarismo’, afirmou.

De olho na camada sedentária da população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, lançou em 1996 o programa ‘Agita São Paulo’, cujo objetivo principal é incentivar as pessoas a descobrirem hábitos saudáveis dentro de sua própria rotina. Um bom exemplo é trocar o elevador pela escada; descer um ponto de ônibus antes do habitual ou caminhar na hora do almoço. A idéia é realizar pelo menos 30 minutos diários de qualquer atividade física.

Considerado a melhor iniciativa de promoção da vida saudável, o projeto do governo paulista foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tema principal das comemorações do Dia Mundial da Saúde. Uma das metas da OMS é alertar para a importância de combater o sedentarismo, mal que atinge hoje aproximadamente 70% da população mundial.

Cíntia Cury / Adriana Reis