(Flash) – Programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ será lançado em âmbito estadu

Meta neste ano é atender mais de 45 mil crianças e jovens

qua, 27/03/2002 - 9h43 | Do Portal do Governo

São Paulo – O programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ será ampliado. Nesta quarta-feira, dia 27, o governador Geraldo Alckmin lança, em âmbito estadual, o programa que permite que crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos, em situação de risco social e pessoal, realizem atividades em horário complementar ao escolar, nos postos do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, esse programa funcionou como piloto por dois anos em seis postos do Corpo de Bombeiros da Capital, atendendo 360 crianças. Elas recebem aulas de reforço escolar, princípios de cidadania, primeiros-socorros e noções de atendimento a acidentes, entre outras atividades. Segundo Nelson Proença, existem ao todo, no Estado, 5 milhões de crianças entre 7 e 14 anos. Destas, 92 mil estão em situação de evasão escolar. A meta neste ano é atender 45,5 mil: 6,3 mil nas unidades dos Bombeiros e outras 39,2 mil em instituições e instalações que serão disponibilizadas pelos municípios.

Wesley Guimarães de Oliveira, que tem 13 anos e estuda na sétima série, é um dos adolescentes que participam do programa. Quando entrou, tinha um comportamento agressivo, estava atrasado na escola e pensava em abandonar os estudos. Participou das Classes de Aceleração e hoje estuda com crianças de sua idade. ‘O programa não me ajudou só na escola. Também estou aprendendo inglês, conheço meus direitos e aprendi a respeitar os mais velhos.’

Cíntia Cury / Luiz Roberto Kamide