(Flash) – Potencial exportador é tema do último painel do II SP Exportação

Agronegócio brasileiro responde por 33% do PIB nacional

qua, 01/09/2004 - 18h13 | Do Portal do Governo

São Paulo – No terceiro e último painel de debates do 2º Seminário de Exportação – II SP Exportação, com o tema Potencial Exportador, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Duarte Nogueira, destacou o potencial do agronegócio.

Ele lembrou que o agronegócio brasileiro responde por 33% do PIB nacional, 37% da ocupação de mão-de-obra e 42% das exportações totais. Também destacou que São Paulo é responsável por um terço de toda a produção do agronegócio do País e por 25% das exportações nessa área.

O secretário ressaltou a necessidade de se agregar valor à produção para ampliar ainda mais as exportações no setor. Ele lembrou que esse fator foi importante para que São Paulo deixasse de ser deficitário e fechasse a balança comercial com saldo positivo em 2003.

Logo após a apresentação do secretário, o presidente da Embraer, Maurício Botelho, falou da reestruturação e mudança de mentalidade empresarial pela qual passou a empresa aeronáutica, que enfrentou dificuldades para se transformar em uma exportadora de sucesso.

Atualmente, as exportações são responsáveis por 97% da receita da Embraer. Entre as medidas, ele citou a reestruturação financeira; a mudança do relacionamento com os funcionários; a mudança de foco, concentrada na satisfação do cliente; e o rigoroso respeito aos contratos assinados.

Ainda neste painel, o presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior, Roberto Giannetti da Fonseca, destacou que para cada US$ 1 bilhão exportados, cerca de 60 mil novos empregos diretos são criados na atividade de produção.

Cíntia Cury