(Flash) – Ônibus movido a hidrogênio reduz emissão de poluentes

Projeto que utiliza tecnologia inovadora está sendo apresentado ao governador Geraldo Alckmin

qui, 01/11/2001 - 10h42 | Do Portal do Governo


São Paulo – Ônibus desenvolvido com motores a hidrogênio. O projeto inicialmente desenvolvido no Canadá, Chicago e Europa será implantado no Brasil em 2002.

Durante um ano, cientistas da USP de São Carlos, consultores nacionais e estrangeiros estudaram o Projeto de Ônibus com Célula a Combustível Hidrogênio, com o objetivo de oferecer uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo e que não emitam poluentes no ar.

O governador Geraldo Alckmin está na sede da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, onde será apresentada e assinada, nesta quinta-feira, dia 1º, a primeira etapa do projeto desenvolvido pela Empresa de Transportes Metropolitanos – EMTU (vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos), Ministério das Minas e Energia e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A segunda etapa do projeto inclui a compra, operação e manutenção de oito ônibus, abastecimento, além do acompanhamento e verificação desses veículos. A entrega do primeiro ônibus deverá ocorrer no final de 2002.

Segundo Mário Schettino, superintendente de desenvolvimento da EMTU, o projeto exigirá recursos de US$ 12,5 milhões, provenientes do Global Environment Facility, uma entidade norte-americana que destina recursos financeiros para programas voltados ao meio ambiente, e do Governo Federal, que entrará com R$ 8 milhões. Já o Governo paulista participará com mão-de-obra especializada de funcionários da EMTU.

Valéria Cintra / Carlos A. Prado