(Flash) – ONG vai administrar CPP de Campinas

Convênio será assinado nesta sexta-feira, na Escola de Administração Penitencária do Estado, Zona Norte da Capital

sex, 30/07/2004 - 11h21 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin assina nesta sexta-feira, dia 30, na Escola de Administração Penitencária do Estado, na Zona Norte da Capital, convênio com a ONG Associação, Proteção e Assistência Carcerária, que vai administrar o Centro de Progressão Penitenciária de Campinas. Trata-se do CPP Prof. Ataliba Nogueira, com 1.200 presos que cumprem pena em regime semi-aberto. Até hoje, a administração era direta, feita por funcionários públicos. A partir de 1º de agosto, a ONG vai assumir parte dos serviços, como fornecimento de alimentação, assistências médica, jurídica, odontológica, psicológica, além do gerenciamento de trabalho. “Isto traz uma grande economia para o Estado. A previsão é de que em um ano sejam economizados R$ 503 mil somente nessa unidade’, afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

Este é o terceiro convênio que o Governo do Estado assina com essa ONG, que já atua no Centro de Ressocialização de Bragança Paulista e na Penitenciária III de Hortolândia. “A experiência vem mostrando que este é o caminho, porque nós conseguimos economia para o Estado, mais eficiência e uma melhor recuperação dos presos’ ressaltou o secretário.

Antes da assinatura do convênio, Furukawa vai fazer uma apresentação sobre a situação atual do sistema prisional no Estado de São Paulo.

Valéria Cintra