(Flash) – Nova sede do Comando Integrado da Segurança Pública será inaugurada hoje

nd

qui, 20/12/2001 - 9h54 | Do Portal do Governo


São Paulo – A inauguração da nova sede da Secretaria da Segurança Pública, que será realizada nesta quinta-feira, dia 20, é um ato decisivo no processo de integração das polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. O prédio Saldanha Marinho, localizado no centro da Capital, irá abrigar o alto comando das duas corporações. A cerimônia de inauguração terá a presença do governador Geraldo Alckmin.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, a iniciativa irá melhorar a performance das polícias e reduzir custos. ‘Com as duas corporações unidas, será possível racionalizar o trabalho dos 120 mil homens e mulheres da Polícia, com melhor distribuição das atuações’, afirmou.

O processo de integração das duas polícias foi iniciado em 1999, pelo então governador Mário Covas, estabelecendo planos conjuntos de atuação para reduzir a criminalidade em todo Estado. Uma das novidades da nova sede será a ‘sala-de-situação’ Mário Covas, que terá capacidade para gerenciar até três grandes crises simultaneamente.

O coronel Rui César Melo explicou que nessa sala podem ser realizados tanto os trabalhos exclusivos da PM, como os da Civil, de forma integrada. ‘Toda mudança envolve pontos divergentes, mas não há grandes problemas para unir a parte operacional das polícias’, disse o comandante.

A reforma do prédio custou cerca de R$ 5,7 milhões. A transferência da Secretaria da Segurança Pública para o novo edifício também faz parte do projeto do Governo do Estado para revitalizar o centro da cidade de São Paulo.

Rogério Vaquero