(Flash) Ministro da Agricultura aponta aspectos positivos do País para alavancar as exportações

Roberto Rodrigues participou do encerramento do II Seminário SP - ExportAção, na Capital

qua, 01/09/2004 - 18h53 | Do Portal do Governo

Em sua explanação durante o II Seminário SP – ExportAção, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, destacou aspectos positivos que o Brasil tem a seu favor e que podem ajudar a alavancar as exportações.

Ele citou a disponibilidade de terra, o clima tropical favorável, a tecnologia, os recursos humanos qualificados, a capacidade de gestão, o potencial de bionergia e a adoção de políticas de fomento para aumentar a competitividade dos nosso produtos.

Por outro lado, abordou a necessidade de resolver os gargalos para que o País não entre na crise da abundância e não tenha como escoar seu produtos. Para isto, ressaltou os investimentos que devem ser feitos, tanto nos portos como nas rodovias, além de recursos no campo da pesquisa.

Rodrigues destacou os avanços obtidos pelo País. “Estamos quebrando paradigmas. O fato da Argentina ser mais competitiva que o Brasil resultou em aumento da competitividade brasileira”.

Lembrou também que cada vez que o Brasil ganha novos mercados, o país que perde tentará reagir para inibir este avanço comercial. “Isto complica a situação do Brasil nas negociações internacionais”. Comentou ainda que o Brasil precisa fazer um marketing mais agressivo dos seus produtos.

Valéria Cintra