(Flash) – Mais um Centro de Detenção Provisória é inaugurado na Capital

CDP de Pinheiros tem capacidade para abrigar 512 presos

ter, 28/01/2003 - 10h31 | Do Portal do Governo

São Paulo – Mais um Centro de Detenção Provisória (CDP) será inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 28, na Capital, para abrigar presos que aguardam julgamento e atualmente estão detidos em carceragens de Distritos Policiais (DPs). O CDP de Pinheiros tem capacidade para abrigar 512 presos e, a partir de amanhã, dia 29, começa a receber os detentos do 3º DP, de Santa Ifigênia.

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que, com essa unidade, já são 19 CDPs inaugurados no Estado e que há outros cinco em construção. ‘O Centro de Detenção Provisória do município de Suzano já está prestes a ser inaugurado e, no segundo semestre, ficarão prontos os de Bauru, São Bernardo do Campo, Mauá e Itapecerica.

O governador Geraldo Alckmin determinou que, no prazo de 24 meses, todas as carceragens de Distritos sejam esvaziadas. Furukawa explicou que para isso precisam ser criadas 7.200 novas vagas, além das 9 mil que já estão programadas. Para essas novas vagas (7.200) já existe o projeto pronto, orçado em R$ 70 milhões, sendo 50 milhões do governo federal e 20 do estadual.

Rogério Vaquero / André Muniz