(Flash) – Mais de 900 criminosos foram presos com a ajuda do Disque-Denúncia

nd

qua, 31/10/2001 - 11h43 | Do Portal do Governo


São Paulo – Implantado há um ano por meio de um convênio firmado entre a Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado e o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV), o Disque-Denúncia já contabilizou 25.428 denúncias que resultaram na prisão de 938 criminosos em flagrante.

O delito que lidera o ranking de crimes denunciados desde o início de prestação desse serviço é o tráfico de drogas, com 43,16% do total, seguido por homicídios, com 1.959 denúncias, e roubo de veículos, com 839 casos denunciados.

No ranking das cidades que mais fizeram denúncias, a Capital lidera com 17.587 registros, seguida por Guarulhos, com 838, e Osasco, com 421.

Disque-Denúncia

  • Capital: 0800 156 315
  • Interior: (0xx11) 6224 – 3040

    Obs.: Os telefones funcionam 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados.

    Como funciona

    A ligação é atendida por uma central telefônica que funciona 24 horas por dia, todos os dias, com operadores de telemarketing que recebem informações sobre crimes ou qualquer problema que afete a segurança da população.

    Nessa central também ficam policiais militares e civis que encaminham as denúncias recebidas aos setores da Polícia para que sejam tomadas as providências.

    Toda vez que uma denúncia é feita, o denunciante recebe uma senha secreta como identificação. Por meio dela, ele obtém informações sobre as providências tomadas no caso. Com a mesma senha o denunciante também pode complementar ou retificar as informações passadas anteriormente.

    Os parceiros do programa recomendam às vítimas que, mesmo fazendo as denúncias pelo telefone, registrem o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Essa medida aumenta a possibilidade de esclarecimento das denúncias recebidas.

    Valéria Cintra / Carlos A. Prado