(Flash) – Mais de 4,7 milhões de alunos da rede estadual serão avaliados pelo Saresp

Objetivo é analisar individualmente o desempenho de cada aluno

qua, 05/11/2003 - 13h11 | Do Portal do Governo


O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) vai atingir todos os 4,7 milhões de alunos do ensino básico da rede pública estadual em 2003. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, nesta quarta-feira, dia 5, na sede da secretaria.

Esta é a primeira vez na história do ensino público brasileiro que uma avaliação não será feita por amostragem, mas sim, com total abrangência. De acordo com Chalita, o objetivo do Saresp não é punir ou reprovar escolas e alunos, mas permitir que se faça um diagnóstico, analisando aluno por aluno.

Chalita observou ainda que com este tipo de avaliação será possível corrigir rumos, reformular propostas pedagógicas de acordo com as necessidades de cada escola.

A prova será realizada no próximo dia 3. O principal foco será a disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos farão uma interpretação de texto e uma redação. Também serão avaliadas matérias de história, geografia, entre outras.

Cíntia Cury