(Flash) – Lançada pedra fundamental do 1º Laboratório de Análises de Dioxinas e Furanos da Cetesb

Dioxinas e furanos são poluentes orgânicos que podem causar problemas de saúde

ter, 21/09/2004 - 16h01 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin lança, neste momento, na Secretaria do Meio Ambiente, a pedra fundamental do primeiro Laboratório de Análises de Dioxinas e Furanos da Cetesb.

Segundo o presidente da empresa, Rubens Lara, as obras estarão concluídas no prazo de um ano, onde serão investidos R$ 1,2 milhão. ‘As parcerias com o governo japonês e alemão têm levado a Cetesb a ser a agencia ambiental líder na América Latina e no Caribe’, comentou Lara.

As dioxinas e furanos são poluentes orgânicos persistentes (POPs), originados dos processos de combustão, que podem entrar na cadeia alimentar e, dessa forma, bioacumular-se no organismo humano, causando sérios problemas de saúde, como toxicidade dérmica, imunotoxicidade e carcinogenicidade.

No evento em que estão presentes o cônsul-geral do Japão em Sao Paulo, Hitohiro Ishida, e o cônsul-adjunto da Alemanha, Schmidt Brenne, também serão inauguradas as novas instalações do Laboratório de Química Inorgânica.

O laboratório foi construído em 1936 e totalmente reformado pela Cetesb, de acordo com o plano de modernização da agência ambiental. Foram investidos na reforma R$ 370 mil. O governador visita nesse momento as novas instalações.

Participam da cerimônia, o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, e o ex-governador Paulo Egydio Martins.

Lilian Santos / Carlos Prado