(Flash) – Jovens da Febem abrirão rodadas de futebol do Paulistão 2005

Parceria entre o Estado e a Federação Paulista de Futebol foi assinada hoje

seg, 22/11/2004 - 12h36 | Do Portal do Governo

São Paulo – Numa iniciativa pioneira, os jovens internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – Febem abrirão, a partir do ano que vem, as rodadas do Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Primeira Divisão – Série A1. A parceria entre a instituição e a Federação Paulista de Futebol (FPF) foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo presidente da FPF, Marco Pólo del Nero, nesta segunda-feira, dia 22, no ginásio do Ibirapuera.

Para participar, a Febem realizará um campeonato preliminar, do qual participarão 60 equipes formadas nas unidades da Fundação em todo o Estado. Desse total, 16 times se qualificarão para disputar a Copa Febem, que terá partidas disputadas nos estádios da capital e interior, antecedendo os jogos do Paulistão 2005.

O objetivo principal da iniciativa é fortalecer a auto-estima dos adolescentes e estimular todos os internos da Febem a investirem na sua ressocialização por meio do esporte, dos estudos e da profissionalização.

A parceria foi simbolicamente marcada por um chute de pênalti dado pelo governador Geraldo Alckmin.

Participaram da cerimônia jogadores famosos, como o atacante do São Caetano, Euller, o meio campo do São Paulo, César Sampaio, o meio campo do Santos, Elano e o árbitro da Federação Paulista de Futebol e da Fifa, Paulo César de Oliveira.

O governador agradeceu aos parceiros e disse que a ressocialização não é uma tarefa somente do Estado, mas também dos pais e da sociedade. ‘O futebol é uma paixão nacional e mundial. Prepara as pessoas para a vida, ensina a ganhar e a perder e desenvolve o trabalho em equipe. Esperamos que dessa iniciativa saiam grandes futebolistas e grandes revelações’, disse.

Valéria Cintra / LRK