(Flash) – Jatos comerciais da Embraer já têm mais de 100 encomendas

nd

seg, 29/10/2001 - 13h28 | Do Portal do Governo


São José dos Campos – O jato comercial Embraer – 170 foi apresentado para cerca de 3.000 pessoas nessa segunda-feira, dia 29, no hangar da empresa em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba.

O presidente em exercício, Marco Maciel, o governador Geraldo Alckmin e o diretor-presidente da Embraer, Maurício Botelho batizaram a aeronave jogando cada um, uma garrafa de champanhe. O primeiro vôo teste será realizado nas próximas semanas para ajustes finais. A primeira aeronave comercializada será entregue em dezembro de 2002 para a empresa suíça Crossair.

As demais aeronaves exportadas seguirão o seguinte cronograma:

  • Embraer – 175 (julho de 2004)
  • Embraer – 195 (dezembro de 2004)
  • Embraer – 190 (dezembro de 2005)

    Segundo Botelho, existem 112 encomendas confirmadas do modelo Embraer – 170 e 190 e mais de duzentos pedidos não concretizados de compras para as outras aeronaves. Afirmou ainda que há US$ 11,2 bilhões em pedidos concretos e US$ 12,7 bilhões que ainda podem ser fechados.

    Para o governador Geraldo Alckmin, isso é uma prova de confiança e determinação da Embraer num momento difícil pelo qual passa a indústria aeronáutica.

    ‘Esta é uma crise passageira, transitória. É inimaginável a gente ver o mundo moderno sem aviação e, pelo que estamos observando, as empresas estão substituindo grandes aviões por outros menores, com menor número de passageiros, abrindo espaço para empresas Embraer’, afirmou o governador. O jato comercial Embraer-170 tem capacidade para 70 passageiros.

    Viagem aos EUA

    Durante coletiva na Embraer, o governador Geraldo Alckmin disse que sua viagem para Washington foi agendada para o dia 12 de novembro. Alckmin irá pedir ao Banco Mundial (BIRD) financiamentos para a linha 4 do metrô, ligando os bairros da Luz até Vila Sônia e o município de Taboão da Serra.

    Na viagem também está agendado um encontro com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de conseguir recursos para obras de prolongamento da linha 5 do Metrô, recuperação de rodovias e a chamada Fábrica de Cultura, ou seja, a expansão do Projeto Guri.

    Valéria Cintra / Carlos A. Prado