(Flash) – Inaugurada estação tecnológica de tubulação para poços de petróleo e gás

Alckmin participou da cerimônia na empresa Tenaris-Confab, em Pindamonhangaba

ter, 24/06/2003 - 15h33 | Do Portal do Governo


Pindamonhangaba – Durante a inauguração da planta de tratamento térmico de tubos de aço da empresa Tenaris-Confab, em Pindamonhangaba, região de Taubaté, o governador Geraldo Alckmin disse que é um ganho tecnológico muito significativo para o Estado e para o Brasil.

‘O nosso país tem a tecnologia para prospecção de produção de petróleo em águas profundas e ultra-profundas. Esses tubos, com tratamento térmico bastante sofisticado, adquirem maior resistência para agüentar as pressões em poços de petróleo e gás.’

A Tenaris-Confab investiu US$ 14 milhões na planta de tratamento térmico de tubos de aço, que vai atender principalmente o mercado brasileiro, a Petrobrás e outras companhias que estão ‘perfurando’ o Brasil. Esses tubos evitam o desmoronamento das paredes desses poços e garantem espaço livre para passagem de ferramentas de perfuração e, posteriormente, para as tubulações de produção de óleo de gás. A empresa é líder global na produção e no fornecimento de tubos de aço com costura para indústria energética brasileira e na ação exportação desses produtos para Mercosul e América Latina

‘A capacidade da nossa nova fábrica é de 32 mil toneladas de aço tratado ao ano. Esse é um produto de elevada demanda no mercado e com grande potencial de crescimento’, disse o gerente comercial da Oil Country Tubular Goods (OCTG), José Rey Méndez.

Alckmin ainda assinou na prefeitura de Pindamonhangaba contrato para as obras de adequação de melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto de Araretama.

Participaram da assinatura o prefeito local, Ardito Lerário, e o secretário de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce. No momento, o governador está visitando a Câmara Municipal, onde ele foi eleito pela primeira vez vereador.

Lilian Santos / Macedo Júnior