(Flash) – Idoso de baixa renda terá acesso à moradia na Capital

Lançamento do programa foi feito nesta terça-feira pelo governador Alckmin

ter, 31/08/2004 - 17h13 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de possibilitar ao idoso de baixa renda o acesso à moradia digna, o governador Geraldo Alckmin anunciou neste terça-feira, dia 31, no Memorial da América Latina, o projeto Condomínio República da Melhor Idade. O conjunto de 66 apartamentos abrigará 128 idosos, a partir dos 60 anos, no bairro do Cambuci, centro da Capital. A iniciativa do programa envolve as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU)e custou R$ 3,5 milhões.

“A República da Melhor Idade será entregue antes do Natal. Os bairros União de Vila Nova e Itaim Paulista devem sediar os próximos conjuntos’, disse o governador que foi aplaudido por cerca de três mil idosos. Moradora do bairro União de Vila Nova, em Ermelino Matarazzo, a aposentada Elvira Aparecida de Almeida, 79 anos, disse que a idéia é muito boa porque têm muitos idosos que vivem de favor na casa dos outros.

Com a finalidade de humanizar o atendimento a este público, o Governo criou o projeto “Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos”. Jovens, de 18 anos a 24 anos, vão fazer cursos para atender os idosos em várias entidades na Capital. A idéia é também formar novos profissionais na área geriátrica. A iniciativa é da SEADS em parceria com o instituto Unibanco. O curso será ministrado na Pastoral do Belém, na Zona Leste, a partir do próximo dia 13.

Alckmin ainda citou o financiamento que o Governo adquiriu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 30 milhões para a implantação de nove Fábricas de Cultura que serão implantadas na Região Metropolitana de São Paulo e atenderão a 150 entidades. As unidades contarão com espaço destinado ao público da Terceira Idade.

Lilian Santos/Valéria Cintra