(Flash): Hospital de Heliópolis é o primeiro a ter ala exclusiva para detentos

Enfermaria especialmente adaptada foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 13/01/2005 - 12h24 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, dia 13, a primeira enfermaria para atendimento exclusivo a detentos do Estado, no Hospital Estadual de Heliópolis, na capital.

A ala começa a operar com seis leitos, mas terá capacidade total para receber até oito detentos. De acordo com o governador, essa enfermaria deve atender principalmente casos de cirurgia ou problemas graves, uma vez que todas as penitenciárias do Estado e Centros de Detenção Provisória (CDPs) contam com enfermarias.

Ele ressaltou que essa é uma iniciativa pioneira e que o Governo paulista deverá implantar, em breve, outras quatro enfermarias exclusivas para detentos, sendo uma em outro hospital da Grande São Paulo e três em hospitais do interior.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a medida, além de proporcionar mais segurança tanto para os presos como para funcionários e usuários do hospital, também vai permitir economia de recursos humanos. Ele explicou que, para cada preso que é encaminhado para a rede hospitalar, são mobilizados oito agentes penitenciários. Nesse caso, com a enfermaria adaptada, a Secretaria vai precisar de apenas oito agentes para seis detentos, pois a ala é toda equipada com grades.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, enfatizou que a escolha dos hospitais para implantação de ala exclusiva para detentos leva em conta a vocação cirúrgica da unidade de saúde.

Cíntia Cury / LRK