(Flash) – Grupo de Trabalho estuda formas jurídicas para regionalizar a administração do Porto de Sa

nd

ter, 27/11/2001 - 11h23 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Grupo de Trabalho para Regionalização do Porto de Santos está realizando nesta terça-feira, dia 27, a primeira reunião, no Palácio dos Bandeirantes. O encontro, aberto pelo governador Geraldo Alckmin, visa estudar formas jurídicas para transferir a administração do porto, atualmente exercida pelo Governo Federal, para o Estado de São Paulo e municípios envolvidos.

Segundo Alckmin, a regionalização é fundamental para otimizar a atividade portuária, pois o centro das decisões ficará próximo do Porto. “Temos que traçar os objetivos para transformar o Porto que temos no Porto que queremos”, defendeu.

Uma das questões importantes para o processo de regionalização é o passivo da Codesp (empresa federal responsável pela administração do Porto), que é de cerca de R$ 350 milhões. Alckmin lembrou que, há alguns meses, quando participou de um Fórum na cidade de Santos, o então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, transmitiu que esse passivo ficaria com o Governo Federal. “A partir daí, começaria com um novo modelo jurídico, onde o desafio não é pagamento de dívidas, mas buscar recursos para investimento e fazer crescer a atividade portuária”, destacou.

O Grupo de Trabalho conta com a participação de representantes do governo paulista; Ministério dos Transportes; das cidades de Santos, Guarujá e Cubatão; da Intersindical Portuária; Sindicato dos Operadores Portuários do Estado; Companhia Docas do Estado (Codesp); e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Rogério Vaquero