(Flash) – Governo do Estado melhora policiamento em São Vicente

Cadeia Pública da cidade não abrigará mais presos

ter, 26/03/2002 - 11h01 | Do Portal do Governo

São Vicente – A partir de agora a Cadeia Pública de São Vicente não abrigará mais presos. Nesta terça-feira, dia 26, as grades de suas celas serão derrubadas. A cerimônia será presidida pelo governador Geraldo Alckmin. Os detentos que estavam no local foram transferidos há 15 dias para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município.

Segundo o diretor da Cadeia, Jorge Álvaro Cruz, a Cadeia representava um perigo para a população, pois está localizada no centro da cidade, ao lado de um hospital e um supermercado. ‘O CDP, ao contrário, está na área continetal de São Vicente, afastado do centro e das residências. Ao lado do CDP existem uma penitenciária e uma unidade de Febem, sendo um verdadeiro núcleo de segurança’, afirmou.

Com capacidade para 62 presos, o local chegou a abrigar mais de 260 detentos. ‘Era quatro vezes a capacidade e, com o problema da superlotação, tivemos rebeliões, tentativas de fuga e resgate e até a explosão de uma bomba’, informou. Ele explicou que no local continuará funcionando a delegacia da Polícia Civil.

O governador também entregará viaturas para os seguintes municípios litorâneos: São Vicente (1), Santos (3), Praia Grande (1), Guarujá (1), Itanhaém (1), Peruíbe (1) e Ilha Comprida (1).

Rogério Vaquero / Adriana Reis