(Flash): Governo do Estado lança ‘Dia D’ de combate à Dengue

Secretário Luiz Barradas declara que evento é importante, apesar da doença ter regredido de forma expressiva

ter, 23/03/2004 - 10h23 | Do Portal do Governo

São Paulo – Está sendo lançado nesta segunda-feira, 23 de março, o “Dia D” estadual contra a dengue, na Escola Ascendino Reis, na zona leste da Capital. O objetivo é chamar a atenção da população para as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, apesar da doença ter regredido de forma expressiva no Estado, a população precisa continuar atenta. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2003 foram registrados cinco mil casos, contra 300 no mesmo período deste ano. “A dengue é uma doença ardilosa, quando achamos que conseguimos controlar, surge um novo surto. Por isso, é importante combater sempre os criadouros do mosquito transmissor.”

Ele informou que neste ano foram registrados dois focos da doença, um em Potim e outro nos municípios de Caraguatatuba e Ilhabela, no litoral norte. No caso de Potim, a situação era mais preocupante porque a cidade é vizinha a Aparecida do Norte e, se a doença se alastrasse, poderia exportar a Dengue para outros municípios do Estado e até do País, em função da visita constante de romeiros.

Barradas explicou que a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) deslocou 30 profissionais para Potim, onde foi feito um trabalho intensivo e se controlou o surto. Nos outros municípios as prefeituras também tiveram sucesso.

Cíntia Cury

(AM)