(Flash) – Governo do Estado inicia segunda fase do Projeto Tietê

Rede de esgoto da RMSP atenderá 90% da população, beneficiando mais 400 mil famílias

sex, 24/05/2002 - 11h02 | Do Portal do Governo

Aumentar a quantidade de esgoto coletado na região metropolitana e encaminhar um maior volume possível de esgoto direto para as estações de tratamento são alguns dos objetivos da segunda etapa do Projeto Tietê. O governador Geraldo Alckmin dará início aos trabalhos da segunda fase nesta sexta-feira, dia 24. A rede coletora de esgoto na Região Metropolitana atende atualmente 80% da população. Até o ano de 2005, quando está previsto o término da segunda etapa, o índice será aumentado para 90%. Cerca de 400 mil famílias passarão a contar com o serviço de coleta de esgoto nas residências.

O programa também vai atender 290 indústrias com o controle da emissão dos afluentes. Até o ano de 1994, apenas 64% dos moradores da região metropolitana contavam com o serviço de coleta e somente 20% dos esgotos recebiam tratamento. ‘A meta agora é tratar 75% do volume coletado até o final da segunda etapa’, informou o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce. O Projeto Tietê também está colaborando para diminuir a poluição dos rios Tietê e Pinheiros, na medida em que impede a chegada dos esgotos nas águas dos rios.

O investimento nesta segunda etapa será de US$ 400 milhões de dólares, sendo metade aplicado com recursos da Sabesp e metade por financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Rogério Vaquero/Macedo Junior