(Flash): Governo do Estado inaugura Sala de Leitura no CIC Norte

Espaço é resultado de uma parceria entre as Secretarias estaduais da Justiça e Defesa da Cidadania e da Cultura

ter, 10/08/2004 - 16h40 | Do Portal do Governo

São Paulo – Os moradores do bairro do Jacanã, na Zona Norte da Capital, contam a partir desta terça-feira, dia 10, com uma Sala de Leitura no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, que tem no acervo mil exemplares. O espaço é resultado de uma parceria entre as Secretarias estaduais da Justiça e Defesa da Cidadania e da Cultura. Os livros foram doados em caixas de coletas colocadas em museus, teatros e oficinas culturais.

O governador em exercício, Cláudio Lembo, ressaltou, durante a inauguração da Sala de Leitura, a importância dos livros para a formação do cidadão. “Esta iniciativa é fundamental para desenvolver na criança e no adulto a reflexão.”

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, declarou que o livro tem de estar mais perto do povo. “O Brasil tem um dos piores índices de leitura e o Estado, por meio do projeto São Paulo – um Estado de Leitores, criado no ano passado, está fazendo a sua parte, criando entre os jovens o hábito da leitura por prazer.” Segundo ela, pesquisas constataram que 60% dos professores não têm o hábito da leitura ou não gostam de ler e apenas 26% dos adultos são capazes de ler e entender um livro. Ela informou que, até o final deste ano, o Estado de São Paulo será o primeiro do País a zerar o número de municípios sem biblioteca.

Neste momento, os contadores de histórias Leila Garcia e Paulo da Silva, que estão caracterizados de índios, representam o romance “Maíra”, de Darcy Ribeiro.

Lilian Santos