(Flash) – Governo do Estado entrega obras de reforma e ampliação no Instituto da Criança do Hospital

nd

ter, 06/11/2001 - 10h10 | Do Portal do Governo


São Paulo – De acordo com o diretor executivo do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, Paulo Roberto Pereira, o Instituto nasceu em 1976, a partir de um antigo projeto para atender tuberculosos. Desde o início, o Instituto atendia todas as crianças, desde as patologias mais simples até as mais complexas.

O hospital foi aprimorando seu atendimento e para isso foram necessárias remodelações. A primeira aconteceu em 1984 e a segunda começou em 1994, época em que o instituto já atendia 17 especialidades. Depois de iniciadas, as obras da segunda remodelação foram paralisadas e retomadas somente em 1998.

Nesta terça-feira, dia 6, o Governo do Estado está entregando as obras de reforma e ampliação do Instituto. Agora, além do aumento do número de leitos, o edifício também incorpora modernos conceitos de arquitetura hospitalar, tornando-o mais próximo de um hotel, com programação visual que proporciona sensação de relaxamento, boa iluminação natural e ambientes adequados para repouso.

O diretor explicou que a maior queixa de pacientes e funcionários da UTI era o fato de não saber quando era dia ou noite. Ele destacou que atualmente o hospital atende pacientes de todo o país. ‘O Instituto da Criança é um dos hospitais pediátricos com mais recursos para diagnósticar doenças raras. Além disso, é o único que faz transplantes de fígado inter-vivos para crianças pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, atende não só crianças dos demais estados, como também de outros países.’

Cíntia Cury / Luiz Roberto Kamide

Leia também:

* Mais leitos e serviços no Hospital das Clínicas de São Paulo

* Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas amplia capacidade de atendimento


Fotos g, d – Governador Geraldo Alckmin durante a cerimônia de entrega das obras no Hospital das Clínicas
Foto f – Descerramento de placa comemorativa que homenageia o governador Mário Covas