(Flash): Governo do Estado entrega mais um piscinão na Bacia do Pirajuçara

Obra deverá beneficiar diretamente uma população de mais de 40 mil pessoas

seg, 12/04/2004 - 11h33 | Do Portal do Governo


São Paulo – O bairro Jardim Maria Sampaio, localizado na divisa de São Paulo com o município de Taboão da Serra, ganhou nesta segunda-feira, dia 12, um piscinão para combater as enchentes. O acionamento do dispositivo que deu início a operação do reservatório, que ocupa uma área de 24,5 mil metros quadrados e tem capacidade para acumular até 120 milhões de litros de água, foi feito pelo governador Geraldo Alckmin. Ele explicou que esta obra de engenharia é a várzea moderna; ela recebe a água das chuvas e quando passa o pico da tempestade vai bombeando a água de volta para o rio, evitando alagamentos na redondeza, que foi ocupada por moradias, ruas e avenidas.

A Secretaria Estadual de Energia e Recursos Hídricos investiu, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), R$ 8,1 milhões nesta obra, que deverá beneficiar diretamente uma população de mais de 40 mil pessoas, nos bairros Jardim Mitsutani, Jardim Prestes Maia e região próxima do Largo de Campo Limpo, em São Paulo, além dos moradores do Jardim Iracema, no Taboão da Serra.

Alckmin anunciou para maio a entrega do quinto piscinão da Bacia do Pirajuçara. Ele disse que esses piscinões amenizam a situação, mas não vão resolver o problema das inundações. “Para acabar com as enchentes na Bacia do Pirajuçara seria preciso mais do que dobrar o número de piscinões na região’, declarou o governador.

Depois do evento, Alckmin foi até o campo de futebol, construído na parte alta do piscinão, e participou de um jogo com as crianças que estavam no local. O governador marcou um gol e depois trocou de posição com o goleiro. Ele acabou defendendo um penalti cobrado por um dos garotos. Alckmin anunciou que serão liberados recursos para a construção de vestiários no campo.

Cíntia Cury

(AM)