(Flash) – Governo do Estado entrega Centro de Progressão Penitenciária em Pacaembu

É a primeira das 11 unidades que estão sendo construídas para desativar a Casa de Detenção do Carandiru

qua, 12/12/2001 - 13h24 | Do Portal do Governo


Pacaembu – A desativação da Casa de Detenção do Carandiru começa a se tornar realidade a partir desta quarta-feira, dia 12. O primeiro dos 11 presídios em construção, para abrigar os detentos que estão no Carandiru, está sendo inaugurado hoje pelo governador Geraldo Alckmin. Trata-se do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu.

Segundo o diretor do novo CPP, Gilberto Pavesi, até março de 2002, a unidade estará abrigando 672 presos. ‘Este local vai receber detentos que vão cumprir pena em regime semi-aberto. São pessoas que já cumpriram no mínimo um sexto da pena e que, por bom comportamento, foram autorizadas pelo Poder Judiciário a sair do regime fechado’, explicou.

A transferência já começa nesta quinta-feira, dia 13, quando os primeiros 30 detentos, que estão em cadeias de Bauru, chegarão ao CPP de Pacaembu.

O Centro conta com dois amplos espaços, onde serão instaladas oficinas profissionalizantes. De acordo com o diretor do CPP, uma empresa de materiais esportivos já manifestou o interesse de instalar uma oficina no local. ‘A idéia é que os presos trabalhem na costura de bolas. Mas eles também vão poder trabalhar na cozinha, padaria e lavanderia instaladas na unidade’, informou Pavesi.

Rogério Vaquero