(Flash) – Governo do Estado entrega 11º Centro de Detenção Provisória

Unidade está sendo inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin em Taubaté

seg, 10/12/2001 - 13h00 | Do Portal do Governo


Taubaté – Nesta segunda-feira, dia 10, o Governo do Estado está inaugurando o 11º Centro de Detenção Provisória. Com capacidade para 768 presos, a nova unidade instalada no município de Taubaté, Vale do Paraíba, está sendo inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin. Os CDPs são construídos para abrigar detentos que aguardam julgamento em distritos policiais. A unidade que está sendo entregue hoje possibilitará o esvaziamento de cadeias públicas em Taubaté, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

De acordo com o delegado seccional, Roberto Martins de Barros, a transferência dos presos começa já nesta terça-feira, dia 11. ‘Esta transferência dos detentos para o novo CDP vai beneficiar principalmente a população de Taubaté, pois a cadeia fica no centro da cidade em uma área residencial’, explicou.

O delegado do 2º Distrito Policial do município, Ivair Freitas Garcia, disse que a inauguração do CDP vai permitir que policiais civis que faziam a guarda dos presos na cadeia voltem para o trabalho investigativo nas ruas.

A atual administração estadual já inaugurou CDPs em Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santo André e Campinas. Também há duas unidades inauguradas no bairro do Belém, Zona Leste da Capital, uma na Vila Independência e outras duas no município de Osasco, Região Metropolitana de São Paulo.

Gislene Lima / Adriana Reis