(Flash) – Governo do Estado divulga resultados do Saresp-2003

Índice de participação dos alunos atingiu 90% do total da rede estadual de ensino

qua, 23/06/2004 - 12h35 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Governo do Estado acaba de divulgar os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2003. Em evento com a presença do governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação Gabriel Chalita realizou a apresentação, que foi transmitida por videoconferência para todas as diretorias regionais de ensino do Estado.

Pela primeira vez, foram avaliadas todas as séries de todas as escolas da rede estadual. Ao todo, participaram 4,27 milhões de alunos, o que corresponde a 90% do total da rede. A avaliação foi elaborada e realizada pela Fundação Carlos Chagas.

De acordo com o governador, o índice de participação dos alunos demonstra grande esforço por parte dos professores e diretores de escolas, uma vez que a participação não é obrigatória.

O secretário Gabriel Chalita explicou que o objetivo de aplicação dos testes não é criar rankings, mas sim analisar todas as questões que envolvem o ensino e corrigir eventuais distorções. De acordo com Chalita, o Saresp-2003 apontou evolução nos índices avaliados, como resultado do empenho do Governo paulista na capacitação dos professores e, também, a maior participação dos pais nas escolas por meio do Programa Escola da Família.

Cíntia Cury