(Flash) – Governo do Estado dá início às obras do Parque da Juventude no Complexo Penitenciário do C

Projeto será feito em três etapas

qui, 28/03/2002 - 11h46 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Governo do Estado está iniciando nesta quinta-feira, dia 28, a construção do Parque da Juventude, no local onde atualmente está o Complexo Penitenciário do Carandiru. A derrubada de um dos muros do Complexo, que está sendo realizada com a presença do governador Geraldo Alckmin, marca o começo das obras do parque. Também participam da cerimônia os secretários estaduais da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa; e da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita.

De acordo com o governador, o parque contará com uma área verde de 55 mil metros quadrados, espaços para a prática de esportes, atividades culturais e educacionais. ‘A construção será feita em três fases distintas’, informou Alckmin, durante a apresentação do projeto do parque.

Na primeira etapa serão construídas oito quadras poliesportivas, duas de futebol society, pistas de skate e de cooper, ciclovia e instalados equipamentos públicos (banheiros, bebedouros etc).

Na segunda fase será erguido um grande espaço cultural com duas áreas para eventos, com capacidade para até dez mil pessoas. E na terceira e última etapa será construída uma área destinada à educação para o trabalho. O governador explicou que este último projeto será desenvolvido no local onde hoje se encontram os pavilhões da Casa de Detenção.

‘O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) está realizando estudos para verificar se todos os pavilhões precisarão ser demolidos ou se há possibilidade de algum deles ser reformado a baixo custo para abrigar escolas, faculdades ou centros de capacitação profissional para jovens. Esta proposta será amplamente discutida com a comunidade, o Legislativo, as secretarias estaduais, urbanistas e engenheiros para definir qual será o melhor aproveitamento deste espaço’, anunciou Alckmin. Segundo o governador, até o final deste ano, a primeira fase do parque estará concluída e a segunda etapa já estará em andamento.

Rogério Vaquero / Adriana Reis