(Flash) – Governo do Estado autoriza gravação do filme ‘Estação Carandiru’ na Casa de Detenção

nd

ter, 13/11/2001 - 11h26 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Governo do Estado autorizou nesta terça-feira, dia 13, a gravação de cenas do filme ‘Estação Carandiru’, no Pavilhão 8 da Casa de Detenção de São Paulo. A autorização foi assinada pelo governador em exercício, Walter Feldman, no Palácio dos Bandeirantes. ‘O anúncio das filmagens é o primeiro evento público que simboliza o que já era irreversível em 1995: a desativação do Carandiru’, afirmou o secretário-adjunto de Governo e Gestão estratégica, Dalmo Nogueira.

Dirigido pelo cineasta Hector Babenco, o filme é baseado no livro ‘Estação Carandiru’, do médico Drauzio Varella, que narra um pouco do cotidiano dos presos da Casa de Detenção. Marcadas para o período entre 1º de fevereiro e 30 de março do ano que vem, as filmagens só poderão ser realizadas após a transferência dos detentos. O autor do livro, que trabalhou na Casa de Detenção prestando atendimento médico aos presos, comemora a desativação do Carandiru. ‘É um prazer ver finalmente esta cadeia fechada. Isto significa o fim de uma triste época do Brasil’, afirmou Varella.

O projeto do governo paulista prevê a transformação de parte da área ocupada pelo Complexo em um parque. O governador em exercício lembrou que esta desativação era um sonho de Covas. ‘O governador Mário Covas teve uma visão estratégica do desenvolvimento de São Paulo. Ele sabia que o Carandiru era um grande mal para a cidade e seu sonho era ver outra coisa implantada no local. E nada melhor que um parque para abrigar a juventude paulistana’, afirmou Feldman.

Rogério Vaquero / Adriana Reis