(Flash): Governador participa da inauguração da subestação da Carbocloro em Cubatão

Ampliação da oferta de energia para a empresa resultará em aumento da produção de matérias-primas para a indústria de transformação

qua, 12/01/2005 - 11h39 | Do Portal do Governo

Cubatão – O governador Geraldo Alckmin participa da inauguração, nesta quarta-feira, dia 12, em Cubatão, da nova subestação de energia elétrica da Carbocloro. A subestação viabilizará à empresa um aumento de 40%, até 2007, na fabricação de produtos químicos para a indústria de transformação.

A empresa investiu R$ 28 milhões na obra, envolvendo terraplenagem, compra de equipamentos e instalações. Antes da construção desta subestação, a empresa recebia 80 mil volts de energia. Desde novembro passado, está recebendo 230 mil volts.

Com 40 anos de atividades, a Carbocloro produz matérias-primas como soda cáustica, cloro, ácido clorídrico, dicloretano, hipoclorito de sódio (água sanitária), entre outras, que são utilizadas pela indústria de transformação (por exemplo, na produção de alumínio).

O presidente da empresa, Arthur César Whitaker de Carvalho, informou que antes a indústria recebia energia da rede normal de distribuição e agora, com os novos investimentos, está conectada diretamente à rede básica da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP, vinculada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Sanemento do Estado de São Paulo.

‘Ao sairmos da rede normal de transmissão estamos aliviando a carga dos demais consumidores. Com isso, toda a Baixada sai ganhando, porque passa a ter maior qualidade de energia disponível na região’, explicou.

‘Passamos a ter energia mais competitiva, confiável, em abundância, para atender o consumo atual e futuro para expansão da empresa’.

Valéria Cintra / LRK