(Flash) – General Motors exporta 4.540 veículos para o México pelo porto de São Sebastião

É a maior operação já realizada no porto, que ganhou novos dolphins, com maior capacidade de carga

ter, 09/11/2004 - 11h03 | Do Portal do Governo

São Sebastião – Pelo mais novo corredor de exportação do estado de São Paulo, o porto de São Sebastião, serão embarcados nesta terça-feira, dia 9, 4.540 veículos da General Motors, que serão comercializados no México. O governador Geraldo Alckmin já está na cidade para acompanhar a operação, a maior já realizada no porto de São Sebastião.

Antes da cerimônia, ele inaugura os dois novos dolfins do Porto, constituídos de estruturas metálicas que permitem a atracação de embarcações de grande porte, que ultrapassam o tamanho do cais. O Governo do Estado aplicou R$ 2,3 milhões na implantação desses pontos de amarração, que suportam navios com capacidade para transportar até 4,9 mil veículos. Antes disso, a capacidade era de 2,5 mil veículos por embarcação.

Esta é a segunda vez que Alckmin acompanha a embarcação de automóveis pelo porto de São Sebastião. Em abril deste ano, ele presenciou o transporte de 1,4 mil veículos da Volkswagen e 100 caminhões que foram exportados para a Argentina, oficializando a operação do novo corredor de exportação.

O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, sintetizou o significado da nova plataforma exportadora: ‘Este evento mostra para a sociedade que o Governo do Estado, depois de 15 anos, volta a investir na questão da infra-estrutura portuária, ampliando a capacidade e as condições de segurança no porto de São Sebastião.’

Ele ainda destacou a vocação específica do corredor Campinas-Vale do Paraíba-Litoral Norte, que produz bens de alto valor agregado, como automóveis e eletroeletrônicos. ‘O embarque destes produtos pelo Porto de São Sebastião alivia e dá maior flexibilidade ao porto de Santos, que tem vocação múltipla para atender outros tipos de cargas.’

Os automóveis – modelos Astra, Corsa, Meriva e Montana – que seguem rumo ao porto de Altamira, no México, foram fabricados nos complexos industriais da GM, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e foram transportados para o porto há duas semanas.

Valéria Cintra

(LRK)