(Flash) – Fussesp implanta quase quatro mil padarias artesanais em dois anos

Iniciativa privada doou todos os kits aos fundos de solidariedade do Interior e da Grande SP

sex, 07/11/2003 - 13h50 | Do Portal do Governo


Em dois anos, completados nesta sexta-feira, dia 7, o Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) implantou quase 4 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1,35 mil em entidades assistenciais da Capital cadastradas. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, disse que a idéia da instalação das padarias surgiu durante uma visita dela a uma comunidade na periferia da Capital. Uma mulher disse que não tinha o que comer e nem dinheiro para comprar um pão. Lu Alckmin voltou para casa pensando no assunto e decidiu criar um kit, composto por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio. Ela declarou que procurou a iniciativa privada para colocar em prática o programa. Os kits no valor unitário de 700 reais estão sendo doados pela iniciativa privada.

Nesses dois anos, foram entregues 1,82 mil kits aos fundos sociais de solidariedade do Interior do Estado e mais de 150 aos fundos municipais da Grande São Paulo, além dos 426 distribuídos às escolas estaduais do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana.

O Fussesp firmou também parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer um curso de formação de cooperativas e microempresas aos multiplicadores em todo o Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os pães produzidos.