(Flash): Fórum Governo Educador busca integrar Estado e Municípios para a melhoria do ensino público

Governo paulista vai criar o prêmio 'Cidade Educadora', para o município que mais se destacar na Educação

qua, 02/03/2005 - 12h33 | Do Portal do Governo


São Paulo – Nesta quarta-feira, dia 2, o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, firmaram uma parceria para mobilizar os prefeitos do Estado de São Paulo a se engajarem no programa Prefeito Amigo da Criança, no período de 2005 a 2008.

O protocolo de intenções foi assinado durante o Fórum Governo Educador, que reúne prefeitos e secretários municipais de Educação, no Palácio das Convenções do Anhembi. O encontro, aberto pelo secretário Gabriel Chalita, abre espaço para a melhoria da escola pública por meio da integração e cooperação entre as esferas estadual e municipal de governo.

O objetivo da parceria é garantir que os municípios implementem ações e políticas públicas que resultem em avanços no cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, como estabelece o compromisso assumido pelo Governo Federal, em 2002, com a Unicef, órgão da ONU – Organização das Nações Unidas. Por esse compromisso, os resultados deverão ser alcançados no País até 2015.

Alckmin anunciou que o Governo do Estado vai criar o prêmio ‘Cidade Educadora’, para estimular e fortalecer o compromisso dos municípios paulistas com a Educação de crianças e jovens. ‘Vamos dar um incentivo financeiro para que São Paulo possa dar exemplo na Educação’, explicou.

‘Nesses quatro anos, devemos nos mobilizar para integrar todos os níveis de Governo no enfrentamento das dificuldades e pela busca de resultados positivos no cenário da infância e da adolescência’, disse Rubens Naves.

Ele informou que São Paulo teve, na gestão que terminou em dezembro últimol, 200 prefeitos participando do projeto, sendo que 38 foram reconhecidos como ‘Prefeito Amigo da Criança’.

‘A meta agora é superar esse número. A cidade que não sabe cuidar das crianças está abandonando seus projetos futuros’, concluiu Naves.

Macedo Júnior / LRK