(Flash): Fiscais lacram bombas de posto de combustível na Vila Mariana

Governador Geraldo Alckmin e secretários estaduais estão acompanhando a Operação De Olho na Bomba

ter, 26/04/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

São Paulo – O primeiro posto fiscalizado pela Operação De Olho na Bomba, na blitz desta terça-feira, dia 26, teve as bombas de combustíveis lacradas. Localizado na Vila Mariana, o Posto K2 fica na esquina das ruas Afonso Celso e Santa Cruz. De acordo com o diretor técnico do Ipem, Pedro Luiz Montini, a amostra preliminar de álcool, analisada em laboratório móvel, apresentou indícios de irregularidade. Segundo ele, a amostra de gasolina estava dentro dos padrões da ANP, bem como o funcionamento das bombas.

O governador Geraldo Alckmin, que acompanha a blitz de hoje, destacou que as amostras colhidas no posto serão encaminhadas para análise no IPT, que emitirá o laudo definitivo.

Comprovada a adulteração, o proprietário do posto terá cinco dias para recorrer, encaminhando para contraprova outra amostra colhida, que foi lacrada e ficou com ele. Se nessa amostra também for comprovada irregularidade o posto terá a inscrição estadual cassada.

Como o posto K2 já havia apresentado anteriormente indícios de irregularidade, teve suas bombas lacradas. O estabelecimento foi autuado pela Delegacia do Consumidor e o proprietário responderá perante à lei.

No segundo posto fiscalizado, Auto Posto Aro, na esquina da rua 28 de Setembro com a Av. Dr. Gentil de Moura, bairro do Ipiranga, foram detectadas duas irregularidades. A primeira é de indícios de adulteração na gasolina e a segunda no volume de combustível marcado na bomba, menor do que o efetivamente colocado no tanque do veículo. O valor da multa é de R$ 10.800,00.

O terceiro posto fiscalizado nesta manhã, o CSP, localizado nas esquinas das ruas Dr. Eliseo de Castro com a Salvador Simões, no bairro do Ipiranga, não foi encontrado nenhuma irregularidade. “Nos dois postos que foram constatados irregularidades os proprietários não compareceram. O terceiro, que tem tudo correto, o proprietário está presente. Isso quer dizer que tem gente séria trabalhando, dando emprego e vendendo produto com qualidade. Mas tem também verdadeiras quadrilhas que são montadas para lesar o consumidor e fazem fortunas em cima de um setor importante que é do combustível’, afirmou o governador. Ele ainda destacou que estão sendo fiscalizadas transportadoras e distribuidoras de combustíveis.

Também acompanham a operação os secretários estaduais Eduardo Guardia, da Fazenda; Alexandre Moraes, da Justiça e da Defesa da Cidadania; e Saulo de Castro, da Segurança Pública; além do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo.

Cíntia Cury / LRK