(Flash) – FHC destaca importância da Usina Termelétrica Nova Piratininga

Unidade foi inaugurada hoje em São Paulo

qui, 04/07/2002 - 13h39 | Do Portal do Governo

São Paulo – Nos últimos anos, o Brasil tem obtido avanços extraordinários em matéria de desenvolvimento energético. A afirmação é do presidente Fernando Henrique Cardoso, que juntamente com o governador Geraldo Alckmin inauguraram nesta quinta-feira, dia 4, a Usina Termelétrica Nova Piratininga, localizada no bairro de Pedreira, em Santo Amaro, na zona sul da Capital.

Para Fernando Henrique, a inauguração da Nova Piratininga é um marco, porque é uma usina térmica que vai ser movida a gás, reduzindo a poluição, e vai ser uma produção de energia elétrica contínua, permitindo o aproveitamento do vapor. ‘Portanto, vamos aumentar a nossa capacidade. Quando tivermos a segunda unidade pronta serão mais 200MW para a cidade’.

O presidente disse que o Brasil tem uma tradição no sistema energético de hidroeletricidade e que o País tem mais de 90% de energia gerada com recursos renováveis. Ele também afirmou que está propondo em um encontro em Johansburgo, na África do Sul, que será realizada nos próximos meses, para que todos os países tenham, pelo menos, 10% de energia geradas por fontes renováveis.

‘Nós temos mais de 90%. Ontem eu estive com o presidente do México e combinamos que vai haver uma ação coordenada de toda a América Latina. Hoje, eu vou para a Argentina onde nos reuniremos com os presidentes do Mercosul, para articular uma posição latino-americana no sentido de propor que haja pelo menos 10% de energia renovável’.

O presidente disse que no Brasil acontece o contrário. ‘Nós precisamos ter pelo menos 10% de energia que não seja só hídrica, porque eventualmente pode faltar água. Por isso é prudente que tenhamos um seguro composto por uma complementação de nossa matriz, que vai continuar sendo hídrica com uma complementação como o gás natural, a energia eólica e biomassa. Isto é fundamental para crescermos com tranqüilidade e menos sujeitos aos imprevistos do futuro’, informou o presidente.

Valéria Cintra / Macedo Júnior