(Flash): Exportações paulistas cresceram 39,9% em relação ao ano passado

Principais produtos exportados são os de valor agregado

qua, 01/09/2004 - 14h46 | Do Portal do Governo

São Paulo – O primeiro painel do Seminário de Exportação – II SP Exportação debateu o tema ‘Novos Caminhos para o Comércio Exterior’. O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, destacou que as exportações cresceram este ano. “No Brasil, as exportações tiveram aumento, entre janeiro e julho deste ano, de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em São Paulo, o aumento foi de 39,9%”, afirmou.

O secretário ressaltou que os principais produtos exportados por São Paulo foram, respectivamente, automóveis e tratores; máquinas e motores; aeronaves; equipamentos eletroeletrônicos; açúcares e derivados; carnes e miudezas comestíveis. “Exportamos mais valor agregado”, enfatizou. Ele disse ainda que o agronegócio apresentou crescimento de 42% em relação ao total do aumento das exportações.

Meirelles destacou ainda que há um grande esforço do Governo paulista para incentivar a participação das micro e pequenas empresas na exportação. Atualmente, esse segmento é responsável por apenas 2,4% do total de exportações do Brasil, em termos de valores.

Cíntia Cury