(Flash): Estado lança programa de prevenção às drogas para alunos da rede pública

Em princípio, 890 mil alunos de escolas exclusivas do Ensino Médio serão beneficiados

qua, 11/02/2004 - 11h34 | Do Portal do Governo

São Paulo – O Governo do Estado lançou na manhã desta quarta-feira, dia 11, o projeto Tá na Roda – uma Conversa sobre Drogas, que terá como pano de fundo algumas situações exibidas na novela O Clone. O programa – uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, visa ampliar o trabalho de educação preventiva contra as drogas que já vem sendo desenvolvido em todas as escolas da rede, por meio do Programa Prevenção também se ensina, desde 1996.

O governador Geraldo Alckmin participou do lançamento do programa, realizado por meio de teleconferência em um colégio estadual da Zona Norte, que foi transmitido para várias escolas da rede e também pelo canal por assinatura Futura.

De uma forma dinâmica e atual, o Tá na Roda – uma Conversa sobre Drogas vem intensificar e ampliar o tratamento relativo às drogas em geral. Vai permitir aos educadores desenvolver a capacidade de análise, reflexão e crítica dos adolescentes com relação ao assunto.

Alckmin declarou que trata-se de um programa inédito e pioneiro, que começa com o envolvimento de toda a rede estadual de ensino. “Consiste em fazer um grande debate sobre as drogas e a sua prevenção de maneira despreconceituosa, bastante informal, com participação de especialistas, educadores e atores”, destacou o governador.

Ele disse que serão capacitados inicialmente mil professores. ‘É preciso agir não só nos efeitos, mas também nas causa das drogas. E a escola precisa ser o centro do debate que leve a reflexão aos nossos jovens. A questão da droga, tanto lícita quanto ilícita, é uma preocupação mundial”, concluiu o governador.

Todas as 89 Diretorias de Ensino do Estado vão participar do projeto, que terá início previsto para março. Em princípio, cada uma irá indicar 10 escolas que receberão um kit elaborado pela Fundação Roberto Marinho. A iniciativa vai beneficiar cerca de 890 mil alunos.

O kit é composto pelo ‘Livro do Professor’, que apresenta temas relevantes sobre drogas, escritos por especialistas, e contém uma série de atividades a serem realizadas em sala de aula. Dele, faz parte ainda 20 programas de vídeo, que serão exibidos semanalmente, todas as segundas-feiras, às 22h30, a partir de 1º de março, no Futura, e um CD ROM de capacitação para professores.

Numa primeira etapa, mil kits serão distribuídos. Os professores envolvidos serão capacitados por meio de aulas presenciais e à distância. A capacitação será realizada, inicialmente, para 356 profissionais de todas as Diretorias de Ensino que, regionalmente, trabalharão com diretores e professores de suas escolas. A Secretaria da Educação investiu cerca de R$ 1,4 milhão no projeto.

Programa de tevê

Os debates que irão ao ar pelo Canal Futura serão mediados pelo psiquiatra Jairo Bouer. Cada programa abordará um tema diferente que será discutido com uma platéia formada por 30 jovens de diferentes classes sociais.

O formato inclui ainda entrevistas nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro, quadros protagonizados por uma família fictícia e cenas da novela O Clone, além de participação dos atores Thiago Fragoso, Débora Falabella e Thaís Fersoza, que vivenciaram situações referentes às drogas no folhetim.

Hugo Barreto, secretário geral da Fundação Roberto Marinho, disse que os recursos audiovisuais da TV vão ajudar muito na reflexão desse assunto nas salas de aula.

Ações do Governo no Combate às Drogas

Entre as ações do Estado voltadas ao tema estão: Programa de Prevenção e Resistência às Drogas – Proerd. Iniciado em 1999, é uma parceria entre as secretarias da Educação e Segurança Pública, na qual a Polícia Militar apóia e orienta as crianças de escolas da rede pública e particular a não se envolverem com drogas. O programa já atendeu 1,2 milhão de crianças e adolescentes em 407 municípios e formou 1.043 instrutores.

Há também o programa Jovens Construindo a Cidadania – JCC. Lançado em 1999, em Bauru, Interior do Estado, visa a integração entre polícia, escola e comunidade para a conscientização de jovens na prevenção de crimes, drogas e violência. Já foram realizados atendimento em cerca de mil escolas e formados 45.917 jovens.

Com o intuito de aproximar pais e filhos, oferecendo-lhes atividades de lazer e cursos profissionalizantes, o Governo lançou no ano passado o Escola da Família – Espaço da Paz, programa que abre as 6.100 escolas estaduais nos finais de semana, beneficiando cerca de sete mil pessoas.

Criada em 1988, a Divisão de Prevenção e Educação do Uso Indevido de Entorpecentes (Dipe) dispõe de oito programas e já beneficiou mais de um milhão de pessoas.

Para reforçar a segurança nas escolas o Governo do Estado implantou as rondas escolares, priorizando as escolas de 2º grau. Entre 2002 e 2003 foram adquiridas 1.127 viaturas para ronda escolar, com investimento total de R$ 19,9 milhões.

Há também o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) criado em 2002 por meio da Secretaria da Saúde. O programa foi implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolância, por causa do alto índice de consumo de crack. O atendimento é multidisciplinar. Uma equipe composta por médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros acompanha desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. O índice de reabilitação da dependência de drogas é de cerca de 30%. Isso vale para os países do primeiro mundo e para o Cratod. O programa atende quatro mil pacientes/mês.

O objetivo do centro é trabalhar com a perspectiva da redução de danos, o que inclui a preservação da saúde do usuário, aumento da autoestima e diminuição do ônus para o sistema de saúde e para a sociedade. O Cratod fica na rua Prates, 165 – Bom Retiro, capital.

Valéria Cintra

(AM)