(Flash) – Estado intensifica ações de combate à dengue

Comitê Estadual de Mobilização contra a doença está reunido no Palácio dos Bandeirantes

sex, 08/11/2002 - 10h56 | Do Portal do Governo


São Paulo – O combate à dengue precisa ser feito permanentemente. Para evitar que o número de casos aumente com a chegada do verão o Governo do Estado vai intensificar as ações de combate à doença. Nesta sexta-feira, dia 8, foi instalado oficialmente, no Palácio dos Bandeirantes, o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue.

O diretor-chefe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Jacintho da Silva, abriu a primeira reunião do comitê com um rápido balanço da situação da dengue. ‘A mobilização da sociedade é fundamental para o controle da dengue. Governos federal, estaduais e municipais, associações, indústria, serviços, enfim é preciso fazer um grande mutirão para conseguir efetivamente controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti‘, afirmou o superintendente.

De acordo com dados da Sucen, estima-se que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas com risco de epidemia da doença. Entre 50 e 100 milhões de pessoas acabam sendo infectadas. ‘A dengue não é um problema exclusivo do Brasil’, explicou Jacintho, acrescentado que atualmente mais de 100 países atualmente enfrentam o problema.

O comitê integra representantes da Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Metrô de São Paulo, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Dersa, Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Fundação Nacional de Saúde (FNS), Universidade de São Paulo (USP), Associação Paulista de Supermercados, Associação Paulista de Pneumáticos, entre outras entidades.

Participam da reunião o secretário estadual de Saúde, José da Silva Guedes; secretário municipal de Saúde, Eduardo Jorge; secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Roberto Allegretti; secretário-adjunto de Comunicação, Luiz Aversa.

Adriana Reis