(Flash): Estado inicia desativação da Favela Nassau em Pirituba

Moradores se mudarão para apartamentos da CDHU, a maioria na própria região

ter, 07/12/2004 - 10h53 | Do Portal do Governo

São Paulo – Ao acionar uma retroescavadeira e derrubar um barraco, o governador Geraldo Alckmin deu início à desativação da favela Nassau, em Pirituba. O ato faz parte de uma ação do Governo do Estado que, a partir desta terça-feira, dia 7, estará removendo 348 famílias do local e transferindo seus móveis e pertences para apartamentos construídos pela CDHU, a maioria na própria região.

A Favela Nassau existe há 15 anos e sua erradicação faz parte do programa Pró-Lar Atuação em Favelas e Áreas de Risco, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para garantir melhores condições de vida às famílias que moram em situação precária, em barracos sem infra-estrutura e em condições totalmente insalubres.

Durante os seis primeiros meses, nenhum morador pagará as prestações dos imóveis. Após esse período, quem tiver renda familiar mensal de 1 salário mínimo pagará uma prestação no valor de R$ 39,00. Além disso, todos terão carência de dois meses nas contas de água e luz. A CDHU também fará um trabalho social com os moradores visando uma boa convivência condominial.

Do total de 348 famílias, 140 serão transferidas para um conjunto habitacional no bairro Jaraguá I; 200 para o City Jaraguá, na região de Parada de Taipas; 4 para o jardim São Luís, na zona sul, e 4 para o bairro Iguatemi D, no extremo leste da capital.

O Governo do Estado investiu R$ 12,8 milhões na construção desses apartamentos. Nesse momento, o governador está percorrendo ruelas da favela e conversando com os moradores.

Valéria Cintra / Roberto Kamide