(Flash): Estado abre Espaço Educacional Profissionalizante da Febem

nd

qui, 15/01/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

São Paulo – Está sendo inaugurado, no antigo presídio do Hipódromo, no bairro do Brás, o Espaço Educacional Profissionalizante da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). A cerimônia conta com a presença do governador Geraldo Alckmin.

A unidade é a primeira no Estado de São Paulo a prestar atendimento diferenciado ao jovem abrigado pela Febem, em regime de semiliberdade assistida. Inicialmente, serão atendidos 200 adolescentes. Nesse sistema, ao contrário do que acontece nas demais unidades, o adolescente permanece no local durante o dia, por oito horas, de segunda a sexta-feira, e retorna para casa à noite.

As instalações passaram por uma grande reforma, que incluiu a construção de 11 salas de aula para aceleração escolar, ensino fundamental e pré-profissionalizante. Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas estão o Projeto Guri, cursos de informática, panificação, gastronomia, pintura e gráfica-escola. Nos fins de semana e durante a noite, o espaço também vai acolher adolescentes carentes da região.

O Espaço Educacional Profissionalizante será administrado pela organização não-governamental Mamãe. A presidente da Ong, Rosa Maria Marinho Acerba, informou que os trabalhos serão realizados por 70 profissionais, entre coordenadores, psicólogos, educadores, assistentes sociais e nutricionistas. Ela considera o projeto muito importante e espera que seja estendido para outras unidades.

O presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou que esse projeto é inedito no País e foi autorizado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele adiantou que já está em estudo a implantação do sistema em outros locais da Capital e em municípios do Interior. O objetivo é estendê-lo a todo o Estado de São Paulo.

Macedo Júnior / Roberto Kamide