(Flash) – Estação da Luz será restaurada e abrigará Centro de Referência da Língua Portuguesa

Convênios para início das obras foram assinados hoje

sex, 05/07/2002 - 13h28 | Do Portal do Governo


São Paulo – Um grande passo para a valorização da língua portuguesa está sendo dado nesta sexta-feira, dia 5. Os habitantes de São Paulo passarão a contar, dentro de dois anos, com um grande Centro de Referência da Língua Portuguesa. Os governos federal e estadual, em parceria com a iniciativa privada, firmaram convênios que vão possibilitar o início das obras de restauração do prédio da Estação da Luz, onde será implantado este Centro.

O governador Geraldo Alckmin destacou que a obra será importante não apenas para São Paulo e para o Brasil, mas para todos os países que tem o português como língua oficial. Ele explicou que a Estação da Luz foi escolhida para sediar o Centro por ser um local com grande fluxo diário de pessoas. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas circulem por dia no local. Com o projeto Integração Centro, esse número será ampliado. ‘Estamos iniciando a implantação da Linha 4 do Metrô, que também passará pela Luz, formando um grande centro de integração do metrô com a rede ferroviária’.

O ministro da Cultura, Francisco Weffort, também defendeu o empreendimento. Segundo ele, muitas vezes a língua portuguesa é vista com certo desprezo e hoje se inicia uma política de Estado pela valorização do idioma. ‘A cultura deve ir onde o povo está’, afirmou.

Rogério Vaquero / Luiz Roberto Kamide