(Flash): Escolas estaduais vão adotar Programa de Uso Racional da Água

PURA será implantado em escolas de grande porte, localizadas na Capital e Grande São Paulo

sex, 12/03/2004 - 11h43 | Do Portal do Governo


São Paulo – Com o intuito de estender a economia do uso da água em vários órgãos do Estado, o governador Geraldo Alckmin implanta nesta sexta-feira, dia 12, o Programa de Uso Racional da Água (PURA) nas escolas da rede pública estadual.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação, da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, e da Sabesp. O lançamento está sendo realizado na Escola Estadual Oscar Thompson, na região do Cambuci. O programa será estendido a 50 escolas de grande porte com alto consumo de água, localizadas na Capital e Grande São Paulo.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, explicou que o programa tem duas finalidades: econômica e educacional. ‘Segundo estudos da Sabesp, há escolas que consomem 46 litros/dia por aluno, o que poderia ser diminuído para 15 litros/dia’. Para tanto, acrescentou, será necessário trocar as válvulas de descarga e torneiras em uso por peças mais modernas, que gastam menos água.

Quanto ao aspecto educacional, Chalita disse que ao aprender a economizar na escola, os alunos também influenciam os pais a ter essa mesma consciência.

Valéria Cintra / Luiz Roberto Kamide