(Flash) – Entrega da segunda fase do Hospital de Santo André vai dobrar o atendimento

Hospital Regional vai melhorar o atendimento a 2,5 milhões de habitantes do ABC

qua, 19/06/2002 - 12h23 | Do Portal do Governo

Santo André – O Hospital Estadual de Santo André, que terá dentro de instantes sua segunda fase inaugurada, realiza atualmente cerca de 10 mil consultas por mês, com atendimento de ambulatório de especialidades, radiologia, métodos gráficos, endoscopia e laboratório. Os exames são realizados em parceria com a Universidade de Medicina do ABC, já que a área destinada ao laboratório ainda não estava pronta. Com a inauguração, a previsão é chegar até setembro com cerca de 18 mil consultas mensais.

O hospital, que realiza atendimento secundário, ou seja, encaminhado pela rede básica de saúde, começa a funcionar gradativamente. A unidade de Santo André, quando estiver em pleno funcionamento, terá 350 leitos. Agora, após a inauguração, começam a funcionar os 28 leitos da clínica cirúrgica, que já tem a primeira operação agendada para a próxima segunda-feira.

O Hospital Dia começou a funcionar há cerca de 2 meses com 12 leitos. Ainda este mês, começa a funcionar a fisioterapia e a reabilitação e, até o fim deste ano, o hospital já estará pronto para atendimento de hemodiálise e quimioterapia. No mês de julho entra em funcionamento a UTI adulto, com 14 leitos. Em agosto, a cirurgia clínica ganha mais 28 leitos e em novembro começam a funcionar os 46 leitos da clínica médica, 25 da obstetrícia, 11 da UTI neo-natal e o berçário de médio risco, com 24 leitos. Em agosto também abre a emergência.

As especialidades que o hospital já atende são: alergologia, anestesiologia, cardiologia (adulto e infantil), cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia (adulto e infantil), oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia e urologia. Na área de exames, a unidade oferece opções que tinham pouca oferta na região. Na área de imagem, realiza tomografia, raio X contrastado, raio X convencional, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, doppler vascular, ecocardiografia. Nos métodos gráficos o hospital oferece teste ergométrico, holter cardiáco, monitoramento ambulatorial de pressão arterial e eletroencéfalograma.

A região do ABC possui cerca de 2,5 milhões de habitantes e o Hospital Regional deve suprir o atendimento secundário e até terciário, atendendo pessoas encaminhadas pela rede básica até casos mais complexos.

Cíntia Cury / Macedo Júnior