(Flash) – Duarte Nogueira apresenta panorama dos avanços do agronegócio em São Paulo

Balanço foi apresentado pelo secretário da Agricultura durante o SP ExportAção

qua, 01/09/2004 - 17h58 | Do Portal do Governo

São Paulo – O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, apresentou durante a SP Exportação um panorama dos avanços do setor de agronegócios de São Paulo, que é a maior plataforma agrícola brasileira, com 17,3% do valor da produção agropecuária, em apenas 3% do território nacional.

“As nossas principais cadeias de exportação aqui em São Paulo são aquelas que envolvem os segmentos da cana-de-açúcar, carne bovina, suco de laranja, o frango, o milho”, informou o secretário.

“No caso do suco de laranja, São Paulo responde por 97% das exportações. Em cada dez copos de laranja tomados no mundo, cinco saem dos pomares do Estado.”

O secretário acrescentou que São Paulo teve, no período de janeiro a julho, um crescimento de 47% no saldo das exportações, em relação ao mesmo período do ano passado. “É um fato muito significativo, já que representa um saldo maior que a média do País, que foi de 39%”.

Ele relacionou uma série de ações do governo paulista para a melhoria da qualidade de vida do agricultor e da produção rural, entre elas o Programa de Microbacias Hidrográficas, as parcerias com as câmaras setoriais, o seguro rural e o galpão do agronegócio.

Takao Miyagui