(Flash) – Desenvolvidos querem consolidar OMC, afirma embaixador Valdemar Carneiro Leão

nd

qui, 24/01/2002 - 18h45 | Do Portal do Governo

Falando para mais de mil pessoas nesta quinta-feira, dia 24, no Palácio dos Bandeirantes, durante o III Seminário sobre o Agronegócio e o Mercado Externo, o embaixador Valdemar Carneiro Leão discorreu longamente sobre as dificuldades de negociação do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e sobre a situação do organismo como fórum de discussão dos assuntos de comércio exterior.

Para o embaixador há dois medos básicos: fracasso da OMC, descrédito do organismo e repercussão negativa para o comercio internacional. De outro lado, paralisia completa e conseqüente marginalização da OMC. Carneiro Leão disse que das 70 propostas de reforma do panorama comercial mundial, a totalidade é de fim, redução ou controle de subsídios externos e internos à produção, principalmente agropecuária. ‘Estados Unidos e União Européia usam subsídios para conquistar novos mercados’, comentou o embaixador.

Acrescentou que o Brasil trabalha em blocos de negociações e quando se abre uma discussão, a solução é sempre por consenso, o que dificulta e torna o trabalho por demais complexo e em conseqüência, lento. Outro obstáculo é o fato dos subsídios serem responsáveis por 80% da receita dos fazendeiros no caso da Suíça e Noruega, 70% no Japão, 50% na União Européia e 21% nos EUA.

O Embaixador Carneiro Leão finalizou informando que dia 28 de janeiro, haverá nova rodada de negociações em um bloco do qual o Brasil participa dentro da OMC.