(Flash): Crianças poderão trocar armas de brinquedo por revistas infantis

Objetivo é arrecadar mais de 500 mil armas de brinquedo só na Capital

seg, 15/09/2003 - 11h24 | Do Portal do Governo

Um ato pela paz tendo a leitura como pano de fundo. Este é o objetivo da campanha de desarmamento infantil que será lançada dentro de instantes no Ginásio do Ibirapuera pelo governador Geraldo Alckmin. A ação, que é uma iniciativa do Grupo Abril e conta com apoio do Governdo do Estado, visa a troca de armas de brinquedo por revistas infantis.

Cerca de 4.000 crianças de escolas estaduais participam da cerimônia. Durante todo o dia desta segunda-feira, dia 15, haverá shows e apresentações circenses.

O superintendente da Dinap (Distribuidora Nacional de Publicações da Editora Abril), Douglas Duran, disse que a meta é arrecadar aproximadamente 1 milhão de armas de brinquedo na Capital.

“A campanha existe há um ano e surgiu a partir de um dono de banca de jornal, no município de Barueri, Grande São Paulo, que se assustou ao ver uma criança apontando uma arma de brinquedo para um ônibus”, recorda.

Segundo Duran, a campanha já percorreu 22 cidades de sete Estados brasileiros, onde foram recolhidas 250 mil armas.

As trocas das armas de brinquedo por publicações infantis poderão ser feitas em 1.300 bancas de revistas da Capital, que contarão com faixas para chamar a atenção da população. “Queremos transformar São Paulo numa cidade mais justa e humana”, disse Duran.

Valéria Cintra